Darwin
 
 
 
Saiba mais sobre o Projeto Darwin
 

O Projeto Darwin tem como principais características conhecer e divulgar os atributos naturais e culturais dos Biomas Brasileiros, com ênfase na na Mata Atlântica e Cerrado, incluindo áreas particulares, Unidades de Conservação, áreas públicas e comunidades tradicionais.

A comemoração de dez anos da Agência Ambiental Pick-upau e a celebração dos duzentos anos de Charles Darwin, em 2009, foram eventos determinantes e coincidentes para o lançamento do projeto de pesquisa da Organização.

Charles Darwin foi um observador da natureza e registrou com muita precisão a biodiversidade em vários ambientes. Darwin contribuiu imensamente para uma visão mais racional e objetiva do mundo e dos seres vivos e revolucionou o pensamento contemporâneo. Suas ideias, baseadas em observações de diversas espécies e sua relação com ambiente, continuam alimentando a curiosidade e discussões acadêmicas de biólogos (as) e outros (as) cientistas. A “Teoria da Evolução das Espécies” foi aceita oficialmente até pelo Vaticano em 2008.

Pick-upau/Reprodução

 



O Projeto Darwin, além dos inventários biológicos das espécies predominantes da fauna e da flora (pesquisa), tem o compromisso de sensibilizar o maior número de pessoas possíveis para tornar viável o desenvolvimento sócio-econômico das regiões inseridas no projeto e a preservação do ambiente.



Porque é importante a realização de inventários biológicos?
Estudos estimam que cerca de 90% das espécies brasileiras ainda não foram descobertas. Avalia-se que o Brasil possua cerca de 20% da biodiversidade do planeta, mas ainda desconhece a maior parte de suas plantas, animais e microrganismos. Há cerca de 200 mil espécies já descritas no país o que representa pouco mais do que 10% do total. Como benefícios diretos desta pesquisa existem a identificação de várias espécies comuns em diferentes áreas com possível aplicação para manutenção e preservação do patrimônio genético, dados preliminares para bioprospeção e combate à biopirataria, além da documentação do conhecimento de populações tradicionais sobre o uso da biodiversidade, como o emprego de plantas medicinais.

Por que o projeto chama Darwin?
A concepção do projeto de um inventário de Biodiversidade no ano em que se comemora os 200 anos do nascimento de Charles Darwin pode ser considerada mais uma homenagem póstuma ao trabalho deste grande cientista. Charles Robert Darwin nasceu em Shrewsbury, na Inglaterra, no dia 12 de fevereiro de 1809. Publicou no ano de 1850 sua grande obra, o livro “A Origem das Espécies”. Nesta publicação, apresentou com rigor científico uma teoria considerada polêmica, e forneceu a estrutura básica aos cientistas e pesquisadores que estudam os seres vivos. Foi a partir desta teoria que foi possível entender que, desde a origem da vida, sucessivas mudanças genéticas ao longo das gerações em função das pressões do meio, resultaram a emergência de novas espécies. Darwin postulou que este processo é chamado de “Evolução”.



Quais os principais objetivos do Projeto?
O Projeto Darwin tem como principais objetivos, contribuir na promoção do desenvolvimento sustentável, através da ampla divulgação dos atributos naturais, culturais e científicos de áreas preservadas. Auxiliar, através do descerramento do turismo ecológico, cultural e rural, o desenvolvimento sustentável das regiões abrangentes. Colaborar na intensificação do conhecimento através da ciência e da educação ambiental, desta forma, sensibilizar a comunidade local sobre as consequências da degradação do ecossistema.

Conhecer, compreender e aplicar os conhecimentos obtidos por meio do projeto para identificar as necessidades, prioridades e alternativas para a criação de uma economia local de origem conservacionista. Reduzir, no que for aceitável, o desenvolvimento predatório através da participação de novos investimentos da iniciativa privada (novos atores locais), da participação de governos, da sociedade civil em geral, e principalmente, da comunidade local e contribuir com projetos novos e outros já em andamento na Área de Proteção. Documentar a relação das comunidades indígenas e tradicionais com a fauna e a flora, bem como seus conceitos conservacionistas, científicos e culturais.

 
 
 
 

 

Projeto Darwin  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.