Darwin
 
 
 

Wallace descobriu a seleção natural ao mesmo tempo que Darwin

A história da ciência não foi gentil com Alfred Russel Wallace; poucos sabem quem ele é e o que fez. Sua descoberta aconteceu em fevereiro de 1858, quando fazia uma pesquisa nas ilhas Molucas, na Indonésia. Fez as anotações necessárias e enviou um manuscrito a Darwin, juntamente com uma carta pessoal em que pedia uma avaliação de mérito para o biólogo inglês e também um encaminhamento da tese para o geólogo Charles Lyell, importante cientista da época.

Wallace apresentava uma teoria praticamente idêntica a de Darwin, que vinha trabalhando durante vinte anos. Darwin estava vivendo um dos piores pesadelos de um cientista, a de ter perdido a precedência no descobrimento, já que para a ciência, não importava se Darwin estava trabalhando em sua teoria por duas décadas, o crédito seria para quem publicasse primeiro.

"Toda a minha originalidade será esmagada", escreveu Darwin em uma carta a seu amigo Charles Lyell. Para evitar que isso acontecesse, Lyell e o botânico Joseph Hooker, propuseram que os trabalhos fossem apresentados simultaneamente à Sociedade Lineana, o mais importante centro de estudos de história natural da Grã-Bretanha, como aconteceu em 1º de julho.

A leitura dos textos foi importante por antecipar a ideia evolucionista e revelar um aspecto profundamente humano da produção do conhecimento cientifico. A leitura aconteceu naquela data para garantir a Darwin, o papel do protagonista na formulação da teoria, já que os dois estudiosos não puderam comparecer no prédio, na primeira assembléia em Burligton House, Piccadilly, centro de Londres. Darwin tinha acabado de perder seu filho mais novo e Wallace continuava suas pesquisas, agora em Nova Guiné e ainda não tinha recebido a resposta de Darwin.

É importante lembrar que não faltam documentos de que Darwin fez sua descoberta antes da carta de Wallace chegar a suas mãos. "Nunca vi coincidência tão impressionante", disse Darwin na carta que enviou a Lyell. Mas como um bom cavalheiro britânico, dividiu as honras com Wallace, que por sua vez, permitiu que lançasse primeiro o livro “A origem das Espécies”.

Com a publicação do livro, a ideia da criação estava sendo substituída pela da evolução, o mundo imutável dos criacionistas contra a evolução de todos os seres vivos. Desde o lançamento do livro até os dias atuais, vem sendo discutidas essas teorias. Evolucionistas e criacionistas continuam a se enfrentar.

Com todo o alvoroço da “Origem das Espécies” Darwin se destacou mais do que Wallace e se tornou um dos maiores cientistas. Esse ano é a comemoração de seu bicentenário e os 150 anos de sua obra.
Natália Souza/Pick-upau
Do UOL

 
 
 
 

 

Projeto Darwin  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.