Darwin
 
 
 

A volta ao Mundo no Beagle

Quando ancoraram na Bahia, Darwin se surpreendeu com as maravilhas da natureza. Sua função era de coletar espécimes de vegetais, animais, rochas e fazer mapeamento descrevendo cada lugar visitado. Logo o Beagle ficou lotado de caixas de material que foram mandados para a Inglaterra.

Floresta e fósseis

Maravilhado ao dar os primeiros passos em uma floresta tropical, Darwin escreveu: “vegetação luxuriante... a elegância das pastagens, a novidade das plantas parasitas, a beleza das flores, o verde reluzente da folhagem...”



Perto da floresta ele encontrou uma cabeça enorme fossilizada de uma preguiça gigante extinta, o megatherium. Mais tarde, no porto de San Julián, na Patagônia, ele descobriu fósseis de outro ser gigantesco parecido com um lhama, porém muito maior. E aos poucos, as perguntas foram surgindo em sua mente. Parecia haver alguma semelhança entre os fósseis encontrados e os animais vivos.

Reprodução/Conrad Mart


Causas da transformação

Na Argentina, ele observou que a vegetação rústica dos pampas não crescia mais nas áreas para onde o gado fora levado. A nova vegetação era menor e mais leve. Parecia que a pastagem e o esterco transformavam a vegetação natural dos pampas, ou favoreciam o florescimento de vegetações diferentes.



Na Terra do Fogo, Darwin ficou admirado que as pessoas andavam sob a neve e o granizo protegidas apenas por algumas peles de animais, e dormiam sobre o solo úmido, ao relento. E escreveu: “A natureza adaptou os nativos da Terra do Fogo ao clima e à produção dessa terra inóspita”. Essa era a sua primeira menção sobre a transformação e adaptação de seres vivos.

Terremoto no Chile



Percorreram uma extensão de 2.000 km de camadas de rochas na costa sul-americana. Darwin verificou que as mesmas rochas encontradas no Sul, eram 100 metros mais altas do que as do Norte.



Quando entraram no porto de Concepción, no Chile, um grande terremoto sacudiu a região, e assim Darwin percebeu que o movimento levantara as rochas por quase um metro. Com isso, mariscos e ostras encontrados perto da água, agora estavam secos no alto das pedras.
Natália Souza/Pick-upau
Da Scipione/Abril

 
 
 
 

 

Projeto Darwin  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.