Darwin
 
 
 

Seleção natural é a ideia central do darwinismo

Os seres vivos podem se adaptar às condições ambientais, mas só até um limite. Mais do que isso, ele pode até morrer. Alterações fisiológicas, não significa descendência. Pois não há modificação no material genético para que possa ser transmitido a outras gerações.

Mas existem características que podem ser transmitidas aos descendentes da mesma espécie. Exemplo disso são as baleias, que são mamíferos e estão completamente adaptadas ao meio aquático. Essas características são transmitidas aos descendentes de cada baleia.

A evolução biológica pode ser compreendida como um conjunto de transformações que ocorre no decorrer do tempo em uma população. Essas modificações estão intimamente ligadas, como estes seres vivos se adaptam ao meio ambiente, ou seja, essas modificações são movidas pela seleção natural.

Quando alguma espécie encontra um meio favorável, o número de indivíduos naquela espécie aumentará até o limite da capacidade do ambiente; os menos adaptados morrerão, enquanto que os mais adaptados irão se reproduzir, deixando descendentes semelhantes a eles. E terão maior probabilidade de se adaptarem ao meio, assim como os seus pais.

Reprodução/Julia Margaret Cameron


Essa é a chamada seleção natural de Darwin: os mais adaptados às condições do meio ambiente sobrevivem e se reproduzem e a cada geração os que se reproduzem são, preferencialmente, aqueles que possuem melhores condições de adaptação ao meio ambiente.

Baseado nessa teoria, Darwin estabeleceu outra teoria, a da evolução: as espécies se transformam ao longo dos anos, porque passaram a seleção natural, que prioriza os seres mais adaptados. Sendo essa a força que gera a transformação das espécies no passar do tempo.

As condições do meio em que vivem alteram os indivíduos de melhores adaptações, que não serão mais os mesmos. Um exemplo é o das mariposas da Inglaterra (Biston betularia). Antes da industrialização, os bosques próximos às cidades eram ambientes claros. Assim as mariposas de tonalidades mais claras confundiam-se com os troncos das árvores, que eram cobertos por líquens. Seus predadores visualizavam melhor as mariposas de tonalidades escura, e as capturavam com maior freqüência. E assim, as de coloração mais clara estavam melhores adaptadas e se reproduziam com maior frequencia. Mas com a industrialização da Inglaterra, a fuligem passou a cobrir os troncos das árvores em lugar dos liquens. A poluição deixou o ambiente dos bosques mais escuro. E as mariposas mais claras passaram a ser capturadas com maior frequência do que as escuras, que passaram a ser favorecidas pelo ambiente.

Uma das maiores dificuldades de Darwin foi a de explicar sua teoria de forma satisfatória: a origem e a transmissão das variações que ocorriam nas populações.

O neodarwinismo, ou a teoria sintética da evolução, é o desenvolvimento das ideias de Darwin, o qual se deu a partir das informações conseguidas pela genética, pela sistemática e pela paleontologia, para explicar a evolução da vida.
Natália Souza/Pick-upau
Do UOL

 
 
 
 

 

Projeto Darwin  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.