Darwin
 
 
 

Os Primeiros Anos

Charles Robert Darwin nasceu em Shresbury, na Inglaterra, no dia 12 de fevereiro de 1809. Seu pai Robert era médico, e sua mãe Susannah era filha de um ceramista famoso, Josiah Wedwood. Seu avô Erasmus Darwin, cientista com ideias incomuns, escrevia sobre viagens aéreas, exploração submarina e evolução.



Freqüentou a escola de Shrewsbury, onde as aulas principais eram dadas em línguas clássicas como o latim. Anos mais tarde, ele escreveria: “Acho que meus mestres e meu pai me consideravam um rapaz bem comum, com inteligência um pouco abaixo da média.”

Da medicina à religião

Em 1825, Darwin foi para a Faculdade de Medicina de Edimburgo, onde achava que as aulas de medicina eram tediosas e tinha pavor de cirurgia, saindo da sala sempre que tinha essa aula. Sendo assim, abandonou a medicina, para desapontamento de seu pai. Em 1828, foi para a Universidade de Cambridge estudar a Bíblia. Mais tarde ele escreveu: “Naquela época, eu não tinha a menor dúvida sobre a verdade absoluta e literal de cada palavra da Bíblia”.

Planejando uma expedição

Formou-se em bacharel em artes, em 1831. Nesse período, fez amizades com dois professores: o geólogo Adam Sedgwick e o botânico John Henslow, e continuou aperfeiçoando seus conhecimentos de geologia.



Após ler, Narrativa pessoal do explorador Alexander Von Humboldt, decidiu organizar uma viagem. Por um acaso, um almirante britânico, planejava uma viagem de levantamento ao redor do mundo e pediu a Henslow que indicasse alguém para a expedição.



O professor, que sabia dos interesses de Charles, o indicou. No começo, seu pai negou o dinheiro necessário, mas logo mudou de ideia. Embarcaram no dia 27 de dezembro de 1831.

Ideias sobre evolução

Ele não foi o primeiro a pensar sobre a evolução. Outros já haviam pensado sobre o assunto e suas obras serviram de base para que Darwin formulasse suas ideias.

- Seu avo, Erasmus Darwin, expressou vagas ideias sobre a evolução no livro Zoonomia.



- Em 1809, o naturalista francês Jean Baptiste Lamarck formulou as primeiras ideias cientificas sobre o tema “transformação”, como era então chamado, em seu livro Filosofia zoológica.



-O editor e geólogo amador Robert Chambers escreveu, em 1844, Vestígios da história natural da criação, embora não admitisse ser o autor. O livro sugeria a ideia da evolução e foi condenado, sobretudo pela Igreja.
Natália Souza/Pick-upau
Da Scipione/Abril

 
 
 
 

 

Projeto Darwin  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Bibloteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate a corrupção, igualdade de gênero, direito das mulheres e combate ao assédio moral e sexual no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.