Darwin
 
 
 

O livro que abalou o mundo

Alfred Wallace sabia do interesse de Darwin sobre a evolução e lhe mandou uma carta com o resumo de sua teoria: “Sobre a tendência de as variedades se afastarem indefinidamente do tipo original”. Perplexo, com o que o Wallace tinha escrito, era toda a sua teoria e disse: “Até os termos dele estão nos títulos dos meus capítulos”.



Lyell e Hooker, amigos dos cientistas, aconselharam que os dois lessem seus trabalhos em um congresso, o que se deu na Reunião da Sociedade Lineana de Londres, em junho de 1858. Mas Darwin, tinha reunido muito mais provas para defender a sua teoria do que Wallace. E assim, em 24 de novembro de 1859, foi publicado A origem das espécies por seleção natural.

Reação contra “A origem das espécies”

Muitos colegas de Darwin se voltaram contra ele, após a publicação do livro. Um deles foi Adam Sedgwick , professor de Cambridge, Richard Owen, que ajudara com as espécimes do Beagle.



Porém, houve outros que reconheceram a genuína ciência das ideias de Darwin. Juntamente com os amigos, Hooker e Lyell, o biólogo Thomas Huxley, falou em favor dele na Inglaterra. Em oposição ao clérigo americano, Asa Gray, professor de botânica na Universidade de Harvard, o defendeu.


Reprodução


O que diz o livro de Darwin?

A Origem das espécies por seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida, é um livro extenso e não explica a origem de nenhuma espécie em particular. Apresenta provas de todos os tipos de animais e vegetais. Mostra também, que a descendência é semelhante aos pais, porém levemente diversa deles. O que permite variações que podem permitir que o individuo permaneça vivo.

Evolução pela seleção natural

Sinônimo de transformação, a evolução de animais e vegetais varia com o tempo. Darwin mostrou que a natureza fazia a seleção. Eis o que diz a teoria:

Reprodução: Pais geram filhos semelhantes e que diferem das outras espécies.



Superpopulação: Nem toda a prole sobrevive. Darwin calculou que em 750 anos, um casal de elefantes teria 19 milhões de descendentes – se todos sobrevivessem.

Variação: Nem toda prole é igual. Há diferenças em peso, altura, cor e outras características.

Seleção Natural: Algumas características facilitam na busca por alimentos, reprodução, entre outras. Tais características acomodam ou adaptam melhor o individuo ao meio ambiente, aumentando assim a sua probabilidade de sobreviver e reprodução.

Hereditariedade: Se a característica hereditária for vantajosa, os descendentes herdarão.

Evolução: Após muitas gerações, os caracteres que aperfeiçoam os sobreviventes se tornarão mais comuns na espécie, que se transforma.

Origem das espécies: A espécie mais adaptada ao meio ambiente vence aos poucos. A que não consegue, desaparece. À medida que o ambiente se transforma, as espécies evoluem tentando se adaptar.
Natália Souza/Pick-upau
Da Scipione/Abril

 
 
 
 

 

Projeto Darwin  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.