Darwin
 
 
 

Frases do pai da evolução, Charles Darwin

Aniversário de 150 anos da “A Origem das Espécies”, livro que sugeriu a teoria da evolução, que entrou em conflito com a teoria do criacionismo, segundo a qual o mundo teria sido criado em seis dias, até nos dias atuais gera muita discussão. Abaixo estão suas curiosidades, passagem pelo Brasil e até mesmo reflexões sobre Deus.

*
"A primeira impressão do Rio [de Janeiro] é sublime e pitoresca. Cores intensas, com o azul prevalecendo nas grandes extensões de plantação de açúcar, e o barulho da brisa nas plantações de café; a floresta de mimosas é um véu natural, mas é mais gloriosa do que nas gravuras; brilhos dos raios de sol; plantas parasitas (...) muitas borboletas grandes e brilhantes." (1832, na chegada ao Rio de Janeiro)

"Os gaúchos - expressão civil orgulhosa, contudo dissoluta: bigodes, cabelos pretos e compridos, grandes dentes retos, caras pálidas, homens altos. Olham para você como se cortassem sua garganta e fizessem uma reverência ao mesmo tempo." (9 de maio de 1833, nota sobre os habitantes do Cone Sul da América Latina)

*
"Eu estou quase convencido de que (completamente contrário à opinião de quando comecei) as espécies não são (e isso é tal como a confissão de um assassinato) imutáveis." (11 de janeiro de 1844, em carta ao amigo e botânico John Dalton Hooker, "confessando" antecipadamente sua conclusão de "A Origem das Espécies")

*
"[Jean-Baptiste] Lamarck observou que, exceto se concentrarmos a atenção em uma população limitada, há muita dificuldade em decidir quais os parâmetros para definir as espécies e qual a variedade; isso ocorre quando se confluem variações de todas as partes do mundo, e os naturalistas se sentem, frequentemente, perdidos para decidir os limites da variação." (fevereiro-julho de 1844, admitindo, a partir do naturalista francês, a dificuldade que teve quanto à constatação sobre a variedade das espécies no planeta)

*
"Nada pode ser mais revigorante a um jovem naturalista do que uma viagem a um país longínquo." (publicado em 1845; escrito durante a viagem de cinco anos no navio Beagle)

*
"A história natural destas ilhas é particularmente curiosa, e merece especial atenção... Parece que nós viemos de algum lugar próximo deste grande lugar, que desvenda o mistério dos mistérios: o surgimento de novas formas de vida na Terra." (impressões iniciais ao desembarcar nas Ilhas Galápagos, no Equador, publicadas em 1845)

*
"Meu Deus, como serei feliz quando esta teoria tiver acabado e eu, enfim, puder descansar." (em carta enviada ao botânico e amigo John Dalton Hooker no dia 23 de janeiro de 1859, em alusão à teoria da evolução)

*
"Se você aceitar que as características humanas são variáveis, que essa variação é hereditária, e que há uma luta pela existência, então a evolução pela seleção natural prosseguirá." (conclusão de "A Origem das Espécies", publicada em 24 de novembro de 1859)

*
"Estou surpreso, considerando o fato de sermos ignorantes em muitos aspectos, que os pontos fracos do meu livro não tenham sido apontados até agora." (sobre "A Origem das Espécies", em carta ao zoologista Thomas Henry Huxley, 1860)

*
"A impossibilidade de concebermos o universo tão grande e maravilhoso, como realmente o é, me parece o argumento principal para a existência de Deus." (sobre a existência de Deus, em resposta à carta do topógrafo holandês Nicolaas Dirk Doedes, 2 de abril de 1873)
Natália Souza/Pick-upau
Do Folha

 
 
 
 

 

Projeto Darwin  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.