Darwin
 
 
 

Mansão de Darwin: de pratos de jantar a primeira edição de “A Origem das Espécies”

A mansão do biólogo inglês, Charles Darwin, fica em Kent, sudeste da Inglaterra. Depois de um tempo fechada para reforma, a casa será reaberta com uma exposição permanente em homenagem ao seu bicentenário. Os aposentos, a mobília e alguns objetos estão conservados, o que torna possível conhecer um pouco melhor o seu cotidiano.

A casa de Darwin era um refúgio onde ele podia trabalhar em paz. Possuía bastante espaço para a sua grande família - Darwin teve dez filhos, sete dos quais viveram até a idade adulta. Tamanha foi a paz encontrada no lugar, que lá que escreveu “A Origem das Espécies", publicado em 1859.

"Eu acho que você pode ter uma grande percepção da vida familiar (de Darwin) lá. Ele vivia e trabalhava na casa e você pode imaginar o barulho que seus filhos faziam. A casa deve ter sido muito viva de pessoas e ideias", diz Sarah Darwin, bióloga do Museu de História Natural de Londres e bisneta do cientista.

"Isto coloca a casa como um dos mais importantes patrimônios científicos do mundo", afirma o professor Barry Cunliffe, diretor da English Heritage.

A exposição sobre Darwin traz artefatos originais e recursos de multimídia.

Reprodução


Além disso, há uma réplica em tamanho natural da cabine que Darwin ocupou durante sua viagem no navio Beagle.

No piso térreo da casa, alguns aposentos mostram um pouco da vida familiar da Darwin.

É lá onde encontramos uma mesa de bilhar onde Darwin jogava com o seu mordomo, e o serviço de jantar que havia ganhado da sua mãe, Susannah Wedwgood.

Em outra sala, tem o piano, onde Emma costumava tocar. Ela e seus filhos tocavam músicas para as minhocas, que ficavam nos vasos das plantas, a pedido do marido para saber qual o efeito da musica nos anelídeos.

"Eu acho que ter o campo literalmente atrás de sua porta permitiu que ele analisasse as coisas (que ficavam no jardim e na estufa). Darwin fez parte de uma grande linha de naturalistas amadores ingleses", afirma sua bisneta, Sarah Darwin.

"Nós temos que encorajar os jovens a virem a esta casa. Você não precisa ir a Galápagos ou à Amazônia para encontrar coisas. Elas estão em nosso quintal", diz.

"Nesta exposição, temos objetos que ele coletou durante a viagem no Beagle, a primeira edição de A Origem das Espécies e até coisas pessoais, como sua aliança de casamento", diz Jenny Cousins, da English Heritage.
Natália Souza/Pick-upau
Da Globo/G1

 
 
 
 

 

Projeto Darwin  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.