Darwin
 
 
 

Descobertas da genética ampliaram teorias de Darwin

Com a descoberta de Gregor Mendel (1822-1844), a genética permitiu que os cientistas entendessem melhor outro biólogo, Charles Darwin (1809-1882). A seleção natural de Darwin ganhou muito mais força com a mutação e a recombinação genética de Mendel, entre os fatores que promovem a evolução.

Segundo a Teoria Sintética da Evolução, a seleção natural não é o único mecanismo evolutivo – algumas variações nas espécies não são, necessariamente, produtos da seleção natural. Essa visão não traz descrédito a Darwin, o entendimento é de que existe um "pluralismo de processos naturais" que trabalham, simultaneamente, a evolução.

"Não há dúvidas de que a seleção natural seja capaz de explicar as mudanças dos seres. Mas muitas mudanças que podem ocorrer na evolução não são ocasionadas pela seleção natural", afirma Diogo Meyer, professor de biociências da Universidade de São Paulo.

O professor exemplifica a ideia com o “fator sorte”. "Existe o componente da sorte, ou seja, aquele que não é, fundamentalmente, o mais apto à sobrevivência, mas que teve o acaso de passar seus genes para outras gerações. Algo que é sutilmente ruim pode se tornar comum", diz.

Outra característica, pouco estudada por Darwin, a geografia, é apontada pelo professor Chaber El-Hani, da Universidade Federal da Bahia: "Ele chegou a pensar no isolamento geográfico, mas abandonou a ideia, devido ao pensamento científico da época, centrado na física, implicando que as causas operem o tempo todo. A conclusão foi a de que o isolamento acontece ou não, não é regular."



"Não há muitas diferenças genéticas entre as populações, mas as que existem devem ser estudadas. A malária, por exemplo, moldou a característica genética da população africana. É uma informação biológica interessante. Há diferenças genéticas entre populações da Amazônia e da Sibéria", observa.

Desafios para o futuro

“A Origem das Espécies” deixou muitos cientistas intrigados, mas “A descoberta de que o homem é mais próximo ao chimpanzé do que ao gorila foi feita há pouco tempo", lembra Meyer. "É preciso entender qual é a árvore da vida, como ela se conecta em termos de parentesco. É como se fosse uma genealogia."

"O desafio agora é pesquisar o conjunto de genes em populações, por exemplo, de pessoas com estatura mais alta: quais combinações de genes as fizeram assim e como a seleção natural influenciou - como muitos genes interagem entre si para dar uma forma à vida", completa Meyer.

El-Hani aposta que uma nova teoria está em construção. "Há a necessidade de integração, uma teoria que agregue os novos mecanismos, o pluralismo de processos com relação à evolução. Sabemos que existe a seleção natural, a derivação genética, os efeitos de regulação do desenvolvimento, a auto-organização de espécies, populações e organismos. A pergunta é: como esses mecanismos trabalham juntos?"

"É importante citar que sempre houve discussão, ou adoção de outro pensamento em determinadas épocas. Criacionistas sempre criticaram que a teoria nunca tenha sido colocada em questão, mas foi. A partir disso, houve complementos à teoria original" completa o professor.
Natália Souza/Pick-upau
Da Folha

 
 
 
 

 

Projeto Darwin  
 
 
 
 
     

SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO

A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO

Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.